Carta aos Estudantes do REUNI,

Caros Colegas Estudantes Universitários,

Saudações,

   É com sentimento de grande insatisfação e inquietação que nós, do Centro Acadêmico Livre do Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, em um Campus que fica em uma cidade do interior do Estado chamada Araranguá, fazemos contato publicamente.
   Nosso Campus foi criado, na UFSC, juntamente com mais dois que também ficam no interior do Estado, um na cidade de Curitibanos e outro na cidade de Joinville, por ocasião da adesão da Universidade ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
   A UFSC aderiu a esse projeto do Governo e instituiu novos Campi em meio a incontáveis resistências internas, colocaram-no em ação em 2009 com abertura de três novos cursos, um em cada campus e entre eles o curso que representamos. Portanto, o programa está em (nada pleno) funcionamento e estamos dentro dele afetados mais que diretamente por ele, somos total DEPENDENTES de seu sucesso.
   Todavia, ao que parece, “sucesso” é uma palavra que raramente estará em léxicos ligados ao REUNI, a não ser, claro, para negá-lo. Pois a realidade que se observa não é nem um pouco satisfatória, é notório o descaso que criou-se com a Educação Superior neste país, haja vista a desorganizada e irresponsável forma como foi aplicado este programa.
   A partir de agora tomaremos por base o Campus do qual fazemos parte, para elucidarmos nossas colocações anteriores.
   Aqui em Araranguá, no campus da UFSC, temos quatro cursos apenas:
   - Tecnologias da Informação e Comunicação - Matutino e Noturno (2009);
   - Engenharia de Energia - Noturno (2010);
   - Engenharia da Computação - Noturno(2011);
   - Fisioterapia - Diurno (2011);
   Totalizando, até o presente momento, por volta de 500 estudantes regulares, que podem contar com apenas: 7 salas de aula, 4 laboratórios de informática (que também são usados como salas de aula) e 1 auditório com capacidade para, no máximo, 70 pessoas. Não temos mais que 30 docentes, contando com com substitutos contratados e com o próprio diretor do campus que também ministra aulas por falta de professores.
  Toda essa conjuntura mal organizada está gerando os seguintes problemas:
   - Salas de Aula superlotadas;
   - Aulas no Auditório por falta de Espaço Físico;
   - Disciplinas presenciais tornando-se semi-presenciais por falta de professores, negando de vez a possível qualidade no ensino, tão pregada nas diretrizes do REUNI;
   - Professores atuando e ministrando aulas fora de sua especialização, em detrimento do conteúdo apresentado;
   - Professores trabalhando acima das horas previstas, comprometendo assim os pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.
   - Implantação de cursos sem estrutura:
      > Não existe nenhum tipo de laboratório para o curso de Fisioterapia;
      > Não existe laboratório de hardware para o curso de Engenharia da Computação;
      > Não existe laboratórios de química e física para atender às demandas das engenharias;
   - Surgem problemas estruturais por visível falta de organização e planejamento, tais como:
      > Não temos direito de almoçar nem jantar em finais de semana e feriados por que não está previsto no contrato do nosso RU, que é terceirizado por sinal;
      > Não há nem se quer projeto, quanto mais previsão, para que tenhamos o direito à Moradia Universitária assegurado aos alunos com baixo índice socioeconômico, atestando contra a política de permanência discente na Universidade;
   - Biblioteca mal estruturada com acervo reduzido de LIVROS e PERIÓDICOS (temos 4 estantes de livros para suprir as necessidades de cerca de 500 alunos);
   - Não temos Transporte para estudantes que tem que utilizar laboratórios terceirizados;
   - Estacionamento precário, não há organização de vagas, péssimas condições de acesso.
   - Entre outras mazelas das quais padecemos.
   Enfim, a todos que também estão descontentes com as condições oferecidas pelo REUNI pedimos, caros colegas UNAM-SE conosco nesta mesma causa com o intuito de reivindicarmos as soluções necessárias. Portanto, pedimos que tomem como base este manifesto e enumerem problemas e necessidades também enfrentadas por vocês em seus Campi. Aguardamos, o mais brevemente possível, seu contato.

SE O PROBLEMA É NOSSO, BUSQUEMOS JUNTOS A SOLUÇÃO!

2 comentários:

  1. 4 estantes de livros para suprir 500 alunos?
    Contem o número de estantes, por favor.
    E confiram, juntamente com os seus colegas, se as bibliografias dos cursos não estão contempladas.
    Peço por favor que publiquem o email que enviei para vocês antes da minha licença, para que os alunos tenham as duas versões, já que em nenhum momento fui convidada a discutir as melhorias para a biblioteca.
    Débora

    ResponderExcluir
  2. João Carlos Cichaczewski19 agosto, 2011

    Não temos problemas em publicar aquele e-mail ofensivo e de cunho pessoal que, absurdamente, você Débora nos enviou.
    Até o presente momento fomos aconselhados a relevar suas atitudes devido à sua condição. Mas temos agora a certeza de que não foram seus hormônios que nos mandaram aquele e-mail mal-educado e mal fundamentado.
    Mas publicaremos em breve, para que fique claro o paradoxo que vive nosso campus. De um lado gente que briga por melhorias e por qualidade na formação, de outro pessoas contentes com a MEDIOCRIDADE!
    PS: Está claro que tem gente que precisa aprender a contar estantes!

    ResponderExcluir