Federal de Santa Maria OCUPADA!


Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na região central do Rio Grande do Sul, fecharam a reitoria da instituição nesta terça-feira, impedindo o acesso de servidores ao local. Os alunos ocupam o prédio desde o dia 1º de setembro para protestar por causa da "precariedade do ensino público brasileiro".
Na segunda-feira foi realizada uma reunião entre o movimento estudantil e a comissão de pró-reitores para buscar um acordo. Os alunos cobram três refeições diárias no restaurante universitário, expansão do horário de uso da biblioteca, ampliação e reajuste das bolsas de ensino, pesquisa e extensão, melhoria na estrutura das salas de aula e laboratórios, contratação de técnico-administrativos e professores efetivos via concurso público, entre outras pautas.
Em nota, a universidade informou que "a comunidade acadêmica foi surpreendida pelo impedimento de acesso ao prédio da reitoria", já que no diálogo estabelecidao ontem, havia sido acertado "que o direito de ir e vir era condição mínima para o encaminhamento das reivindicações apresentadas pelo movimento estudantil".
Segundo a instituição, a comissão de pró-reitores está avaliando a atitude do grupo de acadêmicos, contraditória ao que foi acordado na reunião com os líderes do movimento estudantil.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5333350-EI8266,00-RS+estudantes+intensificam+protestos+e+fecham+reitoria+da+UFSM.html

0 comentários:

Postar um comentário